Maçarico Piri-Piri

Maçarico Piri-Piri

A Maçarico fez-nos chegar alguns frascos do seu molho Piri-Piri. Tocado pelo gesto, decidi que seria o primeiro polho a ser submetido a um "review" para o Jindungo.pt.

Este é o primeiro artigo em que, oficialmente, atesto a minha opinião sobre um molho picante.

Antes de irmos à opinião propriamente dita, quero deixar aqui algumas considerações:

  • Os produtos são escolhidos livremente. Não há ninguém a impor-nos produtos para rever.
  • Nenhuma marca faz qualquer tipo de exigência relativamente ao que pode ser dito ou não.
  • Alguns dos produtos são oferecidos pelas marcas para review, outros são comprados do nosso bolso.

Vejam o vídeo da review aqui e/ou leia mais detalhes mais abaixo.

A marca

A Maçarico é uma marca portuguesa fundada em 1930 e que exporta os seus produtos desde 1960. Conhecida sobretudo pelas azeitonas que produz, esta empresa dedicou-se em 1978 à produção daquilo que é o foco deste blog: o molho picante.

Esta marca nacional está sediada na Praia de Mira e leva os sabores portugueses a mais de 50 países espalhados pelos 5 continentes.

Review

Este molho picante é extremamente popular no nosso mercado e pode-se encontrar em 2 tamanhos: 100 e 200 ml.

mac2

O molho deve ser agitado antes de ser servido e custa até a deixar o frasco e a razão é simples: a espessura do molho. E isso é mau? Não! Vamos a avaliações então.

Todos estes molhos serão avaliados em 4 pontos:

  • Aroma
  • Aspecto
  • Sabor
  • Intensidade

A cada um será dado um valor de 0 a 5 e a nota final será a média. Assim que mais molhos forem analisados, irei fazer o Ranking Oficial Jindungo.pt!

Comecemos pelo aroma. Em termos de cheiro, digamos apenas que os molhos picantes não são conhecidos propriamente pelo seu cheiro agradável, e este não é exceção. Não podemos dizer que é um cheiro desagradável, porque simplesmente não é, mas não é de todo cativante. Mas o molho picante, por si só, não é para cheirar… O que este molho tem de especial em termos aromáticos é o facto de ser um cheiro muito característico e único, a ponto de eu conseguir muitas vezes identificar que este molho que está a ser usado num prato só pelo aroma.

Em termos de aspecto, este molho tem um aspecto espesso e denso. Para mim isso é positivo. Molhos puramente líquidos são difíceis de espalhar e levam mais facilmente a dosagens erradas (muitas vezes excessivas). O aspecto “vermelhão” deste molho e a sua densidade são pontos positivos.

mac 1

Em termos de sabor é muito agradável porque é um molho picante que acrescenta algo mais ao prato a que é adicionado. E o sabor, tal como o aroma, é absolutamente característico deste molho e completamente inconfundível. Quem já o provou uma vez, vai conseguir identifica-lo sempre. Eu, quando o uso num bife por exemplo, prescindo de qualquer outro tempero porque este molho é super saboroso e intenso! É mesmo da intensidade que falamos no parágrafo que se segue.

No que toca à intensidade, o molho é bem forte. Dentro dos molhos mais comuns que encontramos nas prateleiras dos supermercados, é dos mais fortes que podemos encontrar. Atenção que não estamos a falar aqui de um molho daqueles absolutamente atómicos que nos levam às lágrimas só com o cheiro. Esses são giros para fazer partidas para o YouTube, aqui falamos de um molho forte, mas comestível. É isso que é a base de um bom molho picante. O resto são graçolas.

Claro que este não feito a partir de Habaneros ou Ghost Peppers que estão no Top10 da escala de Scoville… Mas este é um bom “casamento” entre sabor e intensidade.

Notas:

Aroma – 3

Aspecto – 4,5

Sabor – 4,6

Intensidade – 4

Nota final: 4,025 (0-5)

O Maçarico Piri-Piri pode ser facilmente encontrado em qualquer hipermercado.

picante

Países com a comida mais picante

A planear uma viagem para estas férias? Siga o nosso guia para uma escolha escaldante...

Ler mais

picante pimento 7 pod douglah douglah

7 Pod Douglah

O 7 Pod Douglah é um dos pimentos mais fortes do mundo. Além disso, conjuga a sua potência...

Ler mais

saúde carolina reaper

Aviso circula pela Web sobre consumo de Carolina Reaper

Um homem que comeu um espécime do pimento mais forte do Mundo acabou hospitalizado depois de...

Ler mais

Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress